Brasileiro Henrique Avancini vence Copa do Mundo de mountain bike XCO
Nunca houve na história do mountain bike brasileiro um atleta como Henrique Avancini, que acaba de vencer neste domingo (4/10) a Copa do Mundo de Mountain Bike na modalidade XCO (cross-country), em Nové Mesto, na República Tcheca.
É um feito impressionante para um país que, apesar de contar com mountain bikers apaixonados, não tem a mesma tradição nesse esporte com uma Suíça — terra de Nino Schurter, oito vezes campeão mundial de XCO (cross-country) e ouro nos Jogos do Rio-2016 e que, hoje, teve de pisar no segundo lugar do pódio, cedendo espaço para Avancini brilhar.
Natural de Petrópolis (RJ), Avancini, chamado carinhosamente de “Presidente” por sua equipe, vem conquistando grandes colocações nos últimos anos. Já levou um título mundial de mountain bike maratona (XCM) e, no último dia 2 de outubro agora, se saiu vitorioso na prova de XCC (short circuit ou short track) da Copa do Mundo. Essa modalidade é disputada em circuitos bem curtos, de até 2 km, em baterias de 30 minutos a 1 hora.
Já o cross-country olímpico, conhecido pela sigla XCO, acontece em circuitos maiores, de cerca de 6 km, cheios de trechos técnicos com pedras, descidas perigosas e subidas duras.
Por causa da pandemia, o calendário da Copa do Mundo de Mountain 2020 sofreu alterações, e muitas etapas acabaram sendo canceladas. Em Nové Mesto, a prova de cross-country aconteceu em duas etapas, e Avancini não se saiu muito bem na primeira, ficando em quinto lugar.
Apesar de consagrado no short track e na maratona, o brasileiro nunca havia ganhado no cross-country da Copa do Mundo. Largou na segunda etapa extremamente focado. Grudou na roda de Schurter e dali só saiu em uma ultrapassagem fenomenal no final da sétima e última volta.
Parabéns, Avancini! Obrigada por nos fazer sorrir hoje nas trilhas!