Maior bicicletário do mundo abriga 12.500 vagas e até ciclovia indoor
O maior bicicletário do mundo fica, claro, na Holanda. Mas não são somente as 12.500 vagas que impressionam no bike parking, localizado em Utrecht.
Com apenas 1,29 milhão de habitantes, Utrecht conseguiu superar o então superbicicletário da estação Kasai em Tóquio (13,5 milhões de moradores), com 9.400 lugares para bikes. Como se isso não bastasse, o bike parking holandês dá show de beleza, eficiência e praticidade em seu projeto arquitetônico.
Concreto, madeira e vidro compõem o espaço, que nunca fecha e que oferece serviço de estacionamento gratuito nas primeiras 24 horas de uso (depois o valor vai para 1,25 euro por 24h). É o único que possui vias cicláveis dentro do próprio prédio, projetado pelo escritório Ector Hoogstad Architecten.
A obra faz parte de um projeto maior de modernização da infraestrutura da cidade, a começar por sua Estação Central, que fica bem perto do bike parking (que conta com um túnel que leva o ciclista diretamente para a plataforma de trens).
As áreas onde se pode pedalar são pintadas em vermelho, enquanto as exclusivas para caminhar ganharam cor cinza. Isso permitiu que não fosse preciso utilizar complexos sistemas mecânicos para guardar as bikes, como acontece no bicicletário japonês. Basta ir pedalando até a vaga, e pronto.
Ao longo das ciclovias indoor, foram instalados guarda-corpos de vidro, que permitem que o usuário veja outras pessoas pedalando, enquanto coloca ou retira sua bike de uma vaga. Um sistema digital avisa o visitante sobre onde ficam espaços livres para ele deixar a magrela.
Há vagas especiais para bikes cargueiras, muito comuns na Holanda — modelos com cestos ou suportes grandes para carregar coisas –, e até para bikes com guidão mais largo <3 <3 <3.
Uma oficina de reparos também foi contemplada. E a equipe de funcionários monitora se as bikes foram estacionadas corretamente e se alguma está ali há mais de 28 dias, tempo limite permitido.
Dependendo da hora, a luz externa ilumina o edifício, que conta com estacionamento em três pavimentos. A obra durou cerca de cinco anos, e foi totalmente inaugurada em 2019 (porém uma parte do bicicletário já estava funcionando antes disso). Foram gastos 30 milhões de euros, em mais uma mostra de como países desenvolvidos sabem profundamente o valor de se construir infraestrutura decente para ciclistas.
O bicicletário dos sonhos não virou realidade por acaso: integra um Plano de Ação da Bicicleta 2015-2020, em uma cidade que, das 7 da manhã até as 7 da noite, abriga 125.000 viagens de bike de seus habitantes. “Queremos ser a cidade mais bike friendly do mundo” é um dos slogans do governo local, que conseguiu a proeza de disponibilizar aos cidadãos 22.000 vagas para a bike só no entorno de sua Central Station.
O governo tem total consciência do papel fundamental da bicicleta para a mobilidade de Utrecht, onde 60% das pessoas vão para a região central pedalando. Lá há 245 km de ciclovias e 18 km de ruas exclusivas para bicicletas.
Tomara que as autoridades brasileiras possam, quem sabe, se inspirar em Utrecht para trazer para cá pelo menos um pouquinho da genialidade ciclística holandesa. Sonhar não custa nada…
(A seguir, um vídeo institucional que mostra o bicicletário e algumas histórias dos felizardos que podem utilizá-lo por lá)