Iniciativa leva idosos a sentir de novo o prazer da bike
A passagem do tempo é implacável e, mais dia menos dia, acontecerá com todos nós, ciclistas ou não: chegará um momento em que não mais seremos capazes de pedalar, por causa da idade. Mas envelhecer não precisa — e não deve — significar um aprisionamento dentro de quatro paredes, em uma rotina monótona e distante de prazeres básicos como sentir o vento no rosto enquanto a bicicleta segue adiante. Pensando nisso o dinamarquês Ole Kassow criou a Cycling Without Age, a partir de uma ideia simples e sensacional: levar idosos para passear em bikes cargueiras, pedaladas por voluntários mais jovens que, em um ato de generosidade e respeito por outras gerações, doam parte de seu tempo. Em troca, ouvem histórias de quem já viveu um montão e se divertem com os sorrisos sinceros que um belo rolê de bike sabe provocar.
Genial, a Cycling Without Age vai além: em suas bikes cargueiras estilo “rickshaw”, onde cabem duas pessoas na parte da frente, a organização convida idosos de diferentes casas de repouso a dividirem o momento juntos. Amizades vão sendo criadas, não só entre os mais velhos, mas também entre ciclistas e seus passageiros, enquanto as bicicletas se deslocam pelas ruas.
A iniciativa de Kassow vem ganhando o mundo desde que foi colocada em prática, em 2012. A partir de 2015, a Cycling Without Age foi se espalhando e hoje existe em 38 países. O movimento chegou ao Brasil, batizado de Pedalando Sem Idade (acesse seu Instagram para conhecer melhor: @pedalandosemidade), e conta apenas com um triciclo, doado pela sede na Dinamarca.
Os passeios são gratuitos, mas as bikes cargueiras não são baratas — por isso doações e apoios são mais que bem-vindos.
Veja o vídeo a seguir e pense com carinho na ideia de também ser um voluntário, doador ou, melhor ainda, em levar a iniciativa para sua cidade ou região!