Anúncios sexistas (ainda) são uma triste tradição no mundo das bikes
Se você acompanha um tiquinho que seja o mundo ciclístico, deve ter visto, nesta semana, a enorme polêmica gerada por um anúncio nas redes sociais da tradicionalíssima marca italiana de bikes Pinarello. De forma infeliz — para dizer o mínimo –, a tal peça publicitária de um novo modelo de bike elétrica mostrava a foto de uma doce mocinha, com os dizeres: “Sempre quis pedalar com meu namorado, mas parecia impossível. Logo tudo será possível”. Malfeita, anacrônica, machista, de mau gosto. Ponto. Mas não a única desse tipo…
Dos primórdios da propaganda até, absurdamente, os dias de hoje, anúncios sexistas de bikes têm sido comuns — mas, oxalá, tendem a ir minguando depois que mais mulheres começaram a pedalar e a reclamar quando topam com algo bizarro assim (com a providencial colaboração de ciclistas homens menos truculentos e mais engajados na luta por mais respeito e por direitos iguais entre os gêneros).
A seguir, algumas das “pérolas” sexistas que encontrei, aqui mostradas para lembrar que propagandas desse estilo eram – e são – ainda vistas como “normal” por muita gente sem noção.