Cyclescheme já ajudou mais de 693.000 funcionários a comprar bikes e pedalar para o trabalho no Reino Unido

Erika Sallum

Entre os projetos para tornar as empresas reais incentivadoras do uso da bike entre seus funcionários, o Cyclescheme, do Reino Unido, se firmou nos últimos anos como um dos cases de maior sucesso. O projeto tem apoio do governo britânico, que faz acordos de isenção de impostos com os empregadores para que eles comprem pacotes de bike + acessórios. O funcionário, então, se inscreve no programa, escolhe que tipo de pacote prefere e decide com sua empresa a forma de pagamento em determinado número de meses, em um sistema de crédito sem juros. Parte do valor da bicicleta é deduzida do imposto de renda, levando a uma economia de, no mínimo, 25% do valor inicial.

Escolha um pacote de benefícios, economize ao comprar a bike e vá pedalando até o trabalho! (Foto: Reprodução)

Até hoje o programa já ajudou cerca de 693.000 empregados a comprar bicicletas e ir pedalando para o trabalho — em uma economia não só para o bolso, mas especialmente para o meio ambiente e para a infraestrutura urbana (já que bicicletas causam beeeem menos impacto que carros).

A seguir, Hazel Walker, especialista em marketing da Grass Roots (organização de consultoria que participa da iniciativa auxiliando no engajamento de empregadores, marcas e trabalhadores), fala um pouco mais sobre o Cyclescheme:

Como surgiu o Cyclescheme?
O Cyclescheme nasceu a partir de uma loja de bike independente da cidade de Bath, na Inglaterra. Em 2004, outro grupo lançou um primeiro projeto de “Cycle to Work” do Reino Unido, mas tinha uma estratégia meio confusa, e a ideia nunca deslanchou muito. Richard Grigsby e Gary Cooper, donos da bicicletaria Avon Valley Cyclery, em Bath, se tornaram provedores de bicicletas do “Cycle to Work”, porém logo ficaram frustrados pela falta de apoio e feedback dos criadores da iniciativa. Até que Richard e Gary se ligaram de que estavam em uma posição perfeita para, eles próprios, desenvolverem um projeto semelhante, baseado em três princípios básicos: simplicidade, valor e serviço. Hoje o Cyclescheme se tornou o principal provedor de bikes dentro da iniciativa do governo para tonar as empresas incentivadoras do uso de bicicleta entre seus funcionários.

Quais os benefícios do Cyclescheme para a sociedade como um todo?
Apoiado pelo governo do Reino Unido, o Cyclescheme faz com que o transporte via bicicleta seja uma opção realmente em conta para adultos do mercado de trabalho. Esse esquema beneficia toda a comunidade! Especialmente por encorajar empregadores a ter uma atitude pró-ativa em relação ao bem estar e à saúde de seus funcionários. Em troca, o meio ambiente ganha. Mais pessoas pedalando até o trabalho significa menos carros nas ruas, menos emissão de poluentes, menos poluição do ar.

Foi complicado o processo de convencer empresas, fabricantes de bike e bicicletarias a participar do Cyclescheme?
O Cyclescheme foi um dos primeiros projetos desse tipo no Reino Unido, estamos nessa jornada faz um bom tempo. Como toda novidade, foi difícil no começo. A Universidade de Bath foi a primeira a aderir – e logo depois o Cyclescheme cresceu na velocidade de bola de neve. Hoje trabalhamos em parceria com centenas de empregadores, desde pequenas empresas e start-ups a companhias gigantes. Crescemos, ganhamos credibilidade e atualmente as melhores marcas de bike do mercado estão conosco.