Camisetas celebram o amor pela bike

Por Erika Sallum

Camisetas com temas “ciclísticos”, para serem usadas em cima e fora da bike, são sempre um “must” entre quem ama pedalar. Algumas dessas t-shirt mostram apenas frases inspiracionais ou engraçadas; outras exibem desenhos de artistas que curtem bicicleta — caso da escocesa Rebecca J. Kaye, que também cria belíssimos pôsteres na mesma linha. Foi-se o tempo em que eram feitas na garagem de casa, com silk screen meio tosqueira: hoje marcas descoladas, como a californiana Cadence Collection e a “zen” Endurance Conspiracy, do Colorado, produzem modelos de qualidade (que podem ser encomendados em seus sites e, quase sempre, entregues em qualquer parte do planeta).

O Brasil não fica de fora. A carioca Sumaré e a catarinense Hell Lane, por exemplo, também têm lançado suas versões cheias de amor pela magrela.

A seguir uma breve seleção de alguns modelos interessantes (todos vendidos online):

Em caso de queda, melhor estar com esta camiseta da Chummy Tees (Foto: Reprodução)

> “Minha bike tá ok?” estampa a camiseta da Chummy Tees, tirando um sarro da dura vida de quem pedala e sabe que todo mundo cai um dia (ouch!). Em vários tamanhos e cores. Há também uma versão de moletom com capuz com os mesmos dizeres.
Onde comprar: Chummy Tees

A ulock bravinha estampa a tee do brasileiro Daemon Cycling (Foto: Reprodução)

> A camiseta “Uloki Trouble Maker” é um dos produtos bem sacados do projeto brasileiro Daemon Cycling, criado pelo designer e ciclista mineiro Francisco Martins e que reúne blog, provas, roupas de ciclismo, bike art e afins. Esse cadeado todo invocadinho também é vendido em pôster.
Onde comprar: Daemon Cycling

A norte-americana Cadence faz aqui uma bela homenagem às montanhas (Foto: Reprodução)

> A marca norte-americana Cadence Collection surgiu a partir da cena dos bike messengers de São Francisco, na Califórnia. Cresceu, ampliou seus produtos para roupas técnicas de ciclismo, mas ainda mantém o tom modernoso e, ao mesmo tempo, elegante. Batizada de “King of the Hill”, essa camiseta também pode ser comprada em preto, com desenho em amarelo.
Onde comprar: Cadence Collection

O black bike power do artista brasileiro Cabelo (Foto: Divulgação)

> O artista e designer paulistano Valdinei Calvento Júnior, o Cabelo, dedica boa parte de sua produtiva carreira para homenagear as bicicletas. Também vendido em forma de pôster e caneca, o black power bike é um de seus desenhos mais icônicos. Pedidos diretamente com ele, via email.
Onde comprar: Sem loja virtual própria, Cabelo aceita encomendas pelo email cabelo.sntfrt@gmail.com

Uma das criações simples e geniais da escocesa Rebecca J. Kaye (Foto: Reprodução)

> A escocesa Rebecca J. Kaye faz pôsteres e camisetas elegantemente simples e geniais. Esta aqui, estampada à mão, é de tecido 100% reciclável, e as tintas usadas não agridem a natureza.
Onde comprar: No site de Rebecca (encomendas entregues no Brasil).

A Thread and Spoke relembra uma superstição das provas (Foto: Reprodução)

> A esperta marca Thread and Spoke produz uma ampla variedade de camisetas com temas ligados à bike. Nesta aqui, faz menção a um recorrente tema do ciclismo. Por superstição, o número 13 deve ser evitado por ciclistas em provas. Se por acaso não tiver jeito, e você tiver o azar de receber um 13 no dia da competição, pedale com o número de cabeça para baixo. E “faça sua própria sorte”, como diz a camiseta.
Onde comprar: Thread + Spoke

 

Poesia pura no modelo da Endurance Conspiracy (Foto: Reprodução)

> “Há dias em que somos tão sortudos a ponto de o sol nascer e se pôr enquanto estamos em cima de nossas bikes”, diz a Endurance Conspiracy para explicar esta camiseta em que o cassete recebe as cores do entardecer. A marca, da cidade aventureira Boulder, no Colorado (EUA), reflete em suas peças a paixão pela vida ao ar livre.
Onde comprar: Endurance Conspiracy

As “fixed girls” inspiram esta estampa da brasileira Hell Lane (Foto: Reprodução)

> Criada em Blumenau (SC), a marca Hell Lane tem lançado camisetas, jerseys de ciclismo e caps (bonés) para as meninas que amam pedalar, em especial de bike fixa (de uma só marcha, com pinho fixo). Mas garotos inteligentes e estilosos também podem usar, de boa, suas criações.
Onde comprar: Hell Lane

A Rouleur estampa as regras do ciclismo do livro Velominati (Foto: Reprodução)

> A Rouleur, da Inglaterra, publica uma linda revista sobre ciclismo. Em seu site, também podem ser compradas camisetas com as regras da “bíblia” do esporte Velominati. A regra #10 sabiamente diz sobre o ciclismo: “Nunca fica mais fácil; apenas vai mais rápido”.
Onde comprar: Rouleur

O site Etsy tem estampas bacaninhas de bike (Foto: Reprodução)

> O site Etsy é um caldeirão de bugigangas, que vão de eletrônicos a artigos para casamento. Na seção de camisetas, vale a pena fuçar as que possuem estampas ligadas à bicicleta. Estas duas, de um peixe e de um cão da raça Pug, são bem simpáticas.
Onde comprar: Etsy